A FIFA divulgou nesta terça-feira (22) as regras para o sorteio da Copa do Mundo, que acontece no dia primeiro de abril, em Doha, no Catar.
As 32 seleções serão divididas em quatro grupos, baseadas pelo ranking da própria FIFA, que será oficializado no final deste mês.
Além dos cataris, que organizarão o torneio, os sete países mais bem ranqueados serão os cabeças de chave no Mundial. Exceto por alguma surpresa radical na última lista, os times do pote um serão: Bélgica, Brasil, França, Argentina, Inglaterra e Espanha, além de Itália ou Portugal, que se cruzarão no playoff europeu valendo uma vaga na Copa.
Duas seleções da mesma confederação não poderão cair na mesma chave, exceção feita aos filiados à UEFA, uma vez que a entidade europeia tem direito a 13 vagas na competição. Nesse caso, ficam proibidos três europeus no mesmo grupo.
Por conta do atraso no calendário causado pela pandemia, dessa vez o sorteio acontecerá sem que todas as 32 seleções estejam definidas. Em junho acontecerão as duas repescagens globais, assim como a última chave da Europa, que sofreu atraso por conta da guerra na Ucrânia.
Os três classificados serão colocados no pote quatro, que receberá os times piores qualificados no ranking da FIFA.
Outra novidade é que a entidade máxima do futebol global aguardará a definição dos grupos para definir os horários do jogos e os respectivos locais.
A medida tem como objetivo atender as emissoras detentoras dos direitos de transmissão, assim como “reservar” os maiores estádios para as principais torcidas do Mundial.